domingo, 21 de fevereiro de 2010

Nascer...

Há mais ou menos 2 semanas um passarinho vem me visitar à noite. De verdade. Entra sempre pela janela da sala e vai voando até o meu quarto e volta. Eu até hoje não sei se é beija-flor, rolinha, pardal, não sei... Mas ele me causa um susto interessante. Talvez tenha feito um ninho em algum lugar na varanda, perto da cozinha, na árvore.

Acho bonito, belo e delicado a forma como ele estabeleceu uma fidelidade em relação à casa. Tem várias casas aqui para ele ir, mas vem aqui, na minha casa... E fico a pensar que isso é um convite à minha mente atualmente poeticamente vazia. Minha meta de escrever um poema por dia está furada há muito tempo. Ninguém tirou minha inspiração mas, confesso: as tantas poesias que eu escrevia me tiravam – às vezes – os pés do chão. Eu vivia mesmo nomundodalua.

Quando entrei na faculdade, a ciência social me convidou a estar um pouco mais longe da poesia e me aproximar da teoria. Foi o que fiz, substancialmente. Mas nada disso, no entanto, tirou-me o romantismo, os sonhos, a delicadeza e a leveza de ser poesia viva, em minha vida e na vida dos outros.

A poesia é o convite diário para escrever a beleza de cada vida, de cada ser, de cada novo. Poesia é “nascer para a eterna novidade do mundo” (Pessoa, F.), e eu quero nascer a cada dia, na poesia.

Nascer...

No gesto das mãos de acolhida

No olhar que dirijo ao horizonte, ao Belo Horizonte e aos belos horizontes

Nas gotas em flor.

Nascer...

Em cada esquina em que mora um sonho

No vento que carrega os cabelos

No abraço amigo.

Nascer...

Para a eterna novidade,

Até que tudo seja não morte

Mas, de novo, nascimento.

2 comentários:

  1. Em algum lugar eu li: "O poeta é o traficante da liberdade".

    =D

    Vamos nascendo e fazendo négocios indecorosos com a liberdade que nossas letras proporcionam.
    =**

    ResponderExcluir
  2. Aí, passei aqui! De vez em quando penso em fazer um blog também, mas vo começar a acompanhar pra entender essa parada direito!

    Parabéns e tomara que tudo de certo por aqui!

    T+!

    ResponderExcluir